Método para mudar mentalidade

Yitzhak_Frankenthal

O pacifista israelense Yitzhak Frankenthal, fundador e diretor do Arik Institute for Reconciliation, Tolerance and Peace, deu palestra na Comunidade Shalom, em São Paulo.

Frankenthal falou sobre o projeto “No To The Conflict”, uma metodologia de pensamento paradoxal criada com professores de psicologia e comunicadores israelenses e palestinos para mudar a mentalidade de pessoas propensas a perpetuar o conflito. As ideias foram publicadas por um dos mais prestigiosos periódicos científicos do mundo, o PNAS – Proceedings of the National Academy of Sciences.

“É possível mudar a opinião pública, cientificamente”, afirma Frankenthal. Um resumo do método: a premissa da maioria das intervenções que visam promover a paz é que uma informação incompatível com crenças arraigadas provoca tensão, o que poderia motivar a busca de informação alternativa. No entanto, os indivíduos – especialmente durante o conflito – usam diferentes defesas para preservar suas crenças. Por isso, o método de pensamento paradoxal fornece informações consistentes – ainda que extremas -, com a intenção de criar uma sensação de absurdo, mas não de defesa. As hipóteses foram testadas em campo, em um grupo israelense em que 59% dos participantes eram de direita. Revelou-se que 33% deles mudaram sua postura, passaram a expressar atitudes mais conciliadoras sobre o conflito e também votaram em partidos mais moderados nas eleições israelenses em 2013.

Após a aplicação com sucesso para pequenos grupos, Frankenthal busca fundos para levar o método à televisão.

Esta é a primeira vez que iniciativas embasadas na ciência são testadas para tratar dos aspectos mais profundos do conflito israelo-palestino, com resultados sólidos. O presidente Obama mencionou Frankenthal em um de seus discursos, como exemplo da maneira correta de trabalhar pela paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s