Vereadores paulistanos visitam Israel a convite da Fisesp

Untitled

Na último mês de novembro, desembarcou no aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv, Israel, um grupo de 9 vereadores paulistanos, que a convite da Federação Israelita do Estado de São Paulo e do Projeto Interchange, do American Jewish Committee, foram ao país para participar de uma intensa programação.

Ricardo Berkiensztat, vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Jairo Roizen, assessor executivo e Stephanie Guiloff, do AJC, chefiaram a delegação integrada pelo presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT) e os vereadores, Coronel Telhada (PSDB), Floriano Pesaro (PSDB), José Police Neto (PSD), Marco Aurélio Cunha (PSD), Gilberto Natalini (PV), Paulo Fiorilo (PT), Ricardo Youg (PPS) e Ari Friedenbach (PROS).

Em Israel, a agenda de encontros contou com encontros com lideranças e representantes israelenses, analistas políticos e acadêmicos, tais como: Prof. Reuven Hazan e Prof. Mario Sznajder, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Hebraica de Jerusalém, Ilan Sztulman, ex-Côncul de Israel em São Paulo, Meir Javedanfar, analista do Oriente Médio de origem iraniana, entre outros.

Eles também tiveram a oportunidade de visitar locais históricos, políticos, religiosos e culturais que fazem de Israel um destino único, como a Ingreja do Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações em Jerusalém, Tel Aviv, Nazaré e a região da Galiléia.

O grupo pode conhecer diferentes aspectos do conflito envolvendo israelenses e palestinos, durante visitas a Sderot, cidade israelense, localizada no distrito Sul, perto da Faixa de Gaza e na cidade palestina de Ramallah. Em Sderot, os jornalistas foram recebidos por Kobi Harush, Coordenador de Segurança da cidade, que falou sobre os mísseis disparados contra a cidade pelo Hamas e as razões ideológicas de continuar morando em uma região tão ameaçada.
“É assustador imaginar que a qualquer segundo a sirene toca e as crianças, adultos, os 25 mil moradores de Sderot, tem 15 segundos para se proteger”, declarou o vereador Police Neto.

A comitiva de vereadores seguiu em direção a Ramallah, onde foi recebida por Xavier Abu Eid, representante da OLP, que falou sobre o Estado Palestino e a renuncia da equipe de negociadores palestinos.
Neste mesmo dia, os vereadores tiveram um bate-papo com Ygal Palmor, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, que traçou um panorama sobre a situação atual no Oriente Médio e destacou: “Os israelenses não sabem o que se passa com os Palestinos e vice-versa. Cada um dos envolvidos neste conflito tem que aceitar que nenhum dos dois lados terá tudo o que quer”.

O Yad Vashem (Museu do Holocausto), também fez parte da agenda dos vereadores em Israel. Lá eles conheceram a história da perseguição aos judeus durante a segunda guerra mundial, que resultou em mais de 6 milhões de mártires.

Projetos de saúde e reciclagem de lixo e tratamento da água também estiveram na pauta. Os vereadores conheceram o Hatazalá, serviço de socorro voluntário, O Parque de Reciclagem Hiriya, líder internacional no setor de reciclagem, e se surpreenderam durante a visita ao Sapir Station Canter, no mar da Galiléia, onde a água é bombeada de um nível abaixo da linha do mar até a Transportadora Nacional de Águas de Israel. “Israel está muito mais avançado do que nós brasileiros na questão da água, pois o país já usa mais de 20% de água de reuso, ou seja, tecnologicamente Israel está muito mais adiantado, e em São Paulo precisamos chegar nisso”, afirmou o vereador Gilberto Natalini.

Encontros com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, com o embaixador do Brasil em Israel, Henrique Sardinha e com o jornalista Henrique Cymerman, completaram a missão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s