Henry Sobel participa do Roda Viva, da TV Cultura

UntitledO rabino Henry Sobel ocupou o centro do Roda Viva, programa da TV Cultura, nesta segunda-feira (25/11). Durante a sabatina mediada pelo jornalista Augusto Nunes, Henry Sobel falou, entre outros assuntos, sobre a religiosidade nos dias de hoje e política.

Recentemente o rabino anunciou que está se mudando para os Estados Unidos, após mais de quatro décadas no Brasil. Mas ele afirma que pretende dividir o seu tempo entre lá e no Brasil.

Henry Sobel teve uma participação importante para comprovar que a morte de Vladimir Herzog foi assassinato. “A versão oficial foi um suicídio. Eu não podia aceitar a versão militar. Foi comprovado sinais de terror no corpo de Herzog. O corpo não estava intacto”.

O atentado de 11 de setembro e as ações de Israel também foram citados pelo rabino. Para ele, só é possível tornar o mundo um lugar mais seguro se não houver bestas humanas. Henry afirmou ainda: “Eu acho que as preocupações de Israel são legítimas. Somente não acredito que esse é o caminho. Eu concordo com os fins, mas não com os meios”.

Sobel é conhecido por sua atividade nos direitos humanos. Uma das curiosidades, para muitos, é que ele tomava café com moradores de rua. No programa ele revelou o motivo: “Eu falava sobre a fé, sobre futebol. Não quero aplausos, mas eu levo as pessoas muito a sério, principalmente as mais simples. Uma das minhas filosofias de vida é respeitar o próximo como a si mesmo”.

A bancada de entrevistadores foi formada por Dom Cláudio Hummes (arcebispo emérito de São Paulo), Anna Virginia Balloussier (editora-assistente da Revista São Paulo, da Folha de S. Paulo), Laura Greenhalgh (editora executiva do jornal O Estado de S. Paulo e coordenadora dos cadernos Aliás e Caderno 2), José Gregori (ex-ministro da Justiça e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos) e Duda Teixeira (editor de internacional da revista Veja). O Roda Viva contou ainda com a participação do cartunista Paulo Caruso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s