Delegação do Ministério das Relações Exteriores de Israel participa de Painel Econômico

Vista geralUma delegação de 25 funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Israel  em visita ao Brasil participou nesta terça-feira, 05 de novembro, de um Painel Econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento,  promovido pelo Consulado de Israel em São Paulo em parceria com a FIESP e com a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria teve como objetivo permitir um maior conhecimento do Brasil no contexto regional, político e econômico, de forma a estimular  o incremento das relações bilaterais.

O Painel contou commediação de Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel e teve como palestrantes o cientista politico Heni Ozi Cukier e  o  diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP,  Roberto Gianetti da Fonseca. Também compuseram a mesa  o vice diretor da Divisão da América Latina do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Itzhak Shoham, e o  cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea.

Da esq. para direita: Heri Ozi Cukier,Yoel Barnea,Roberto Giannetti, James Blay e Itzhak Shoham.

Da esq. para direita: Heri Ozi Cukier,Yoel Barnea,Roberto Giannetti, James Blay e Itzhak Shoham.

Itzhak Shoham e o cônsul Yoel Barnea abriram o encontro ressaltando a importância das relações bilaterais entre Brasil e Israel, bem como a relevância de que os diplomatas israelenses saibam mais sobre o país, de forma a incrementar a cooperação e as relações econômicas.

Jayme Blay fez uma apresentação detalhada sobre o trabalho da Câmara,  que tem como missão incrementar as relações comerciais e culturais entre Brasil e Israel, buscando a abertura de novas oportunidades e o acesso a novas tecnologias entre os dois países.  “ A Câmara é uma entidade que tem 54 anos e uma vida longa dentro do ambiente empresarial brasileiro, e que cresceu nosúltimos anos devido ao incremento das relações comerciais entre Brasil e Israel. Queremos fazer o “matchmaking” entre as duas partes, e para isso também precisamos que as empresas israelenses se associem e utilizem a extensa rede de contatos e o expertise da Câmara”, frisou.

Como os fatores geográficos moldam a condição geopolítica do país e  acabam sendo um impedimento para o desenvolvimento econômico foi o tema abordado por Cukier, que destacou  também os desafios que impactam na posição política e de segurança do país. “Cada vez mais o Brasil está se tornando um player global. Dentro deste cenário,  o eventode hoje foi muito importante para  ajudar os pensadores da política externa israelense a entender melhor o Brasil e se  aproximar ainda mais”.

Jonatan Peled, do MRE e Jayme Blay

Jonatan Peled, do MRE e Jayme Blay

Gianetti traçou uma panorama sobre a evolução econômica do Brasil destacando o momento atual, ocomércio exterior, os investimentos estrangeiros e em infraestrutura, bem como o que pode ser desenvolvido em termos de investimento,  tecnologia, comércio exterior, importações e exportações entre Brasil e Israel.

“O Seminário nos deu a maravilhosa oportunidade de conhecer e entender melhor as questões econômicas, bem como  as implicações políticas do Brasil, com excelentes expositores que traçaram um panorama completo do país”, destacou a diplomata israelense Galit Baram, integrante da comitiva.

Além de São Paulo, os diplomatas israelenses também  visitarão Brasília e  o Rio de Janeiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s