Comemorações da B’nai B’rith mobilizam Porto Alegre

Em outubro, a B’nai B’rith de Porto Alegre promoveu e participou de uma série de eventos comemorativos que marcaram os 170 anos de fundação da B’nai B’rith e os 80 de sua presença e ação no Brasil. 

As celebrações se iniciaram nas sinagogas com cabalat shabat e kidush festivo, no dia 4 na SIBRA, prosseguindo dia 18 de outubro no Beit Chabad, Centro Israelita, Linat Hatzedek e União Israelita Porto-alegrense. Nesta última a B’nai B’rith foi homenageada com uma linda placa alusiva à data. Em cada uma delas um dos membros da entidade falou sobre a história das organizações, suscitando a admiração pelo que a B’nai B’rith tem feito no mundo todo e no Brasil.

No dia 22 de outubro, a programação começou com a cerimônia de ingresso de novos membros na instituição, e prosseguiu com jantar comemorativo intensamente prestigiado, incluindo o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Mello, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Thiago Duarte e os representantes do governador do Estado.

Abraham Goldstein entrega quadro homenageando o Prof. Boris à Bella Wainstein.

Abraham Goldstein entrega quadro homenageando o Prof. Boris à Bella Wainstein

Diversas homenagens marcaram a ocasião. O presidente da B’nai B’rith do Brasil, Abraham Goldstein homenageou o Prof. Boris Wainstein Z’L, entregando à sua viúva, Bella Wainstein um quadro com uma foto do líder comunitário viveu intensamente a B’nai B’rith, dizendo entre outros: “Transformou sua vida em luz, iluminando seus semelhantes e tornando-se um exemplo para todos”.

O diretor executivo da B’nai B’rith para a América Latina, Eduardo Kohn, após discurso sobre a relevância da B’nai B’rith, homenageou os sobreviventes do Holocausto Bernard Kats, Curtis Stanton,  representado por sua esposa Danielle Stanton e Max Schanzer, além Johannes Melis, filho de um Justo entre as Nações. Melis. A B’nai B’rith Brasil ofereceu uma Menorá em bronze a cada um destes homenageados, entregue por seus filhos e netos.

Na saída da festa, também oferecido pela B’nai B’rith Brasil, cada família recebeu um lindo livro ricamente ilustrado, de autoria da profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro: Brasil Judaico – Mosaico de Nacionalidades.

170anosCamaraVereadoresAAAEncerrando a programação, uma tocante cerimônia foi realizada dia 24 de outubro, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O proponente da sessão, vereador Valter Nagelstein fez uma descrição elogiosa das realizações da B’nai B’rith, com os vereadores representantes de todas as bancadas fazendo eco às suas palavras, além do presidente da Câmara num comovido elogio à atuação da B’nai B’rith/RS.

O vice-presidente da B’nai B’rith do Brasil/Região Sul, Pedro Gus, recebeu um Diploma de Reconhecimento da Câmara à B’nai B’rith, enaltecendo o valor e as contribuições da entidade ao país, ao qual agradeceu destacando as atividades beneficentes e culturais promovidas pela instituição no estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s