Comunidade Judaica de São Paulo homenageia as vítimas do Holocausto

ato-memoria-holocausto__27jan2013___ (1) Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a UNIBES e Consulado Geral de Israel em São Paulo, promoveram neste domingo  27 de janeiro, na Sinagoga da CIP, uma cerimônia solene para marcar a data.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, o evento contou com o presença de autoridades políticas, religiosas e comunitárias, com destaque para o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Fernando Haddad, o senato-memoria-holocausto__27jan2013___ (2)ador Aloysio Nunes Ferreira e o Cardeal Dom Odilo Scherer, além do ex-governador José Serra e do ex-prefeito Gilberto Kassab, entre outros.

Também esteve presente o apresentador Otávio Mesquita que foi homenageado pela série de reportagens que fez em Israel para o Programa Claquete (TV Bandeirantes).

Como neste ano a data coincidiu com Tu Bishvat  (festividade que comemora o ano novo das árvores no calendário judaico), os sobreviventes também ganharam do KKL BRASIL um certificado de que um plantio de árvores foi realizado em sua homenagem em Israel, simbolizando a continuidade e a vida, e que foi entregue por jovens representantes de movimentos juvenis.

ato-memoria-holocausto__27jan2013___ (6)Um dos pontos altos do evento foi o momento em que subiram ao palco representantes de diversas religiões, que juntos fizeram uma benção inter-religiosa e entoaram as canções Imagine e Salam, com a plateia fazendo coro. Quem compareceu ao evento também pôde conferir a exposição “Sublime: o poder da arte na vida do sobrevivente da Shoah”, que reuniu obras de artistas sobreviventes do Holocausto, cadastrados na agência Claims Conferece/UNIBES.

Após os discursos, a cerimônia foi finalizada com a execução do hino de Israel, entoado por todo o público que lotou a Sinagoga Etz Chaim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s