Da teoria à prática: alunos do Peretz constroem “Casa de Brincar” sustentável

A proposta para o 9° ano do Ensino Fundamental II era criar um espaço para brincadeiras das crianças da Ed.Infantil e Fundamental I que causasse o menor impacto sobre o meio ambiente. Eles aprenderam o passo a passo, do planejamento à execução, a construir uma “casa de brincar” para seus colegas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Essa proposta inédita surgiu quando o diretor geral do Peretz, Carlos Dorlass, especialista em Educação e Sustentabilidade, notou que a casinha de brincar dos pequenos necessitava de reparos.

DSCN3619Ele sugeriu que os alunos elaborassem um projeto, levando em conta conceitos de sustentabilidade. Apresentada a ideia e com o 9º ano já sensibilizado à causa e às necessidades das crianças, foi proposto que cada classe, dividida em grupos, desenvolvesse um projeto. Os três de maior destaque e adequação à temática saíram do plano teórico para serem construídas: duas para o Infantil e uma para o Fundamental I.

Criatividade e interesse não faltaram. Os jovens se dividiram nas tarefas e agiram como profissionais de mercado. Um dos alunos centrava-se na parte arquitetônica (para desenhar a planta baixa e depois configurá-la em 3D, fazendo uso do Google Sketchup), outro atuava como engenheiro de produção civil (para pesquisar materiais e orçá-los, com o Excel), um era blogueiro e documentava os passos do projeto e, por fim, um era engenheiro ambiental e pensava em ao menos um recurso sustentável para ser instalado na casa.

Surgiram propostas interessantes, como fazer um teto arborizado ou telhado de pet, para que a luz entre em mais quantidade. Pensaram ainda em maneiras de promover o reaproveitamento da água da chuva. Os projetos foram avaliados por uma arquiteta e, na sequência, os alunos apresentaram o trabalho para um engenheiro, que avaliou as dimensões, cálculos e a viabilidade dos projetos, que foram postos em prática pela equipe de manutenção da escola, com a participação dos alunos.

Os alunos vão finalizar a pintura e o acabamento das casinhas até o final do ano. Elas serão inauguradas para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I a partir do ano que vem, em seus respectivos parquinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s