Projeto Coluna, do Einstein, reduz cirurgias desnecessárias

Desde maio de 2011, quando teve início o Projeto Coluna, o Einstein já tirou da fila de cirurgia 72% dos pacientes com doença na coluna que tinham recebido indicação cirúrgica desnecessariamente.

O objetivo do Projeto Coluna é exatamente a redução do número de cirurgias de coluna (geralmente custosas) indicadas antes da tentativa de outros tipos de tratamentos, menos invasivos e doloridos e que possam sanar o problema do paciente, contribuindo para sua qualidade de vida.

Para avaliar com maior precisão a necessidade de cirurgias de coluna, o Einstein criou um programa de atendimento multiprofissional, em que os pacientes são atendidos por um médico fisiatra, um médico ortopedista e, se necessário, um cirurgião de coluna. Caso o cirurgião confirme a necessidade de cirurgia, o caso é discutido com o grupo de coluna da instituição que, por consenso, indica a melhor cirurgia para o paciente.

O projeto foi criado para atender a pacientes de convênios médicos que, geralmente, não teriam acesso aos serviços do Einstein. Uma vez definido o diagnóstico e o tratamento correto para a patologia do paciente, é possível realizar tanto o tratamento quanto a cirurgia no Einstein, dependendo da indicação do grupo de coluna.

Desde a implantação do Projeto Coluna no Einstein, dos 467 pacientes encaminhados com indicação cirúrgica, somente 180 analisados pela equipe do Einstein tiveram as indicações confirmadas. Foram tratados 201 pacientes no hospital: 135 com fisioterapia e 66 com cirurgia.

No início do projeto, cerca de 75% dos pacientes tinham contra-indicação para a cirurgia. Após a sua implantação, as recomendações de cirurgias passaram a ser mais bem indicadas e hoje, em 65% dos casos, o tratamento não cirúrgico é indicado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s