Hebraica 2032 – Pensando a Hebraica do futuro

A conhecida história tradicionalmente contada em Tu B’Shvat de que um jovem ao caminhar por uma estrada ladeada por árvores, encontra um senhor idoso que está a jogar algumas sementes sobre a terra e pergunta com a arrogância da juventude:

“Para que o senhor está plantando árvores se não as verá crescer e não usufruirá de sua sombra?”. O senhor idoso responde com muita calma: “Todas estas árvores que aqui estão e que forneceram sombra e conforto para mim e fornecem para você foram plantadas por nossos ancestrais que não usufruíram deste conforto. Se eu não plantar agora novas árvores, meus netos e seus netos não poderão usufruir deste mesmo benefício que nós recebemos”

nos serve de inspiração e motivação para que nos lancemos num projeto que, da mesma maneira que o jovem questionou, muitos de nós não usufruiremos. Nossa história enquanto povo judeu impulsiona este tipo de pensamento e mais uma vez parafraseando Shimon Peres, se nossos netos continuarem judeus, então cumprimos a nossa missão.

HEBRAICA 2032 é neste momento um nome, um desejo e uma ideia. Mais do que um projeto que encontrará expressão em Planos Diretores, desenhos e projetos definidos tentando refletir um exercício de futurologia barato, a proposta aqui delineada é a de PENSAR. É no processo de elaboração em si que esperamos encontrar caminhos, ideias, mudanças que permitam a nossos filhos, netos e bisnetos usufruírem da mesma sombra que nós usufruímos.

 

Objetivos

–          Pensar e delinear linhas de ação que conduzam a Hebraica nos próximos 20 anos a permanecer como a entidade judaica que congrega boa parte da população judia da cidade de São Paulo;

–          Estabelecer modelos de sustentabilidade financeira da entidade de acordo ao potencial aquisitivo da comunidade judaica;

–          Propor políticas de utilização racional de todos os recursos necessários à operação da entidade, sejam eles humanos, de instalações, de consumos de água e energia, etc.;

–          Desenhar cenários para as diversas áreas do clube (notadamente esportiva, social e cultural e juventude, escolas) e propor linhas de ação coerentes com a ideologia da instituição, com sua inserção na cidade de São Paulo e com a sociedade maior.

–          Buscar novas abordagens que possam satisfazer o sócio e trazer novos membros

 

Metodologia e coordenação

Entendemos que o Conselho Deliberativo da Hebraica é o espaço adequado para empreender tarefa desta natureza e desta magnitude. Se a Diretoria Executiva tem como atividade principal a condução do presente e do dia-a-dia do clube, o Conselho pode se preocupar com o futuro de uma maneira menos compromissada com a rotina imediata da entidade e empreender exercícios e experimentações no âmbito das ideias. Maior participação e maior abertura nos processos internos da Hebraica é uma demanda permanente dos conselheiros.

A iniciativa desta empreitada surgiu na Comissão de Obras do Conselho e quando apresentada à Mesa do Conselho e ao próprio plenário do Conselho tornou-se um projeto maior. Os trabalhos tem a coordenação de Bruno Szlak e Charles Vasserman.

Propomos como metodologia o emprego de algumas técnicas de pensamento estratégico bem como a capacidade de ouvirmos segmentos de nossa sociedade voltados aos temas que porventura venham a ser elencados nos diversos painéis trabalhados, sejam eles sócios ou não, sejam membros da comunidade judaica ou não.

O processo de comunicação é fundamental para que os trabalhos possam ser encaminhados e que obtenham não só uma abrangência maior de pessoas e ideias, mas para permitir uma maior crítica e participação democrática do público.

Devemos nos colocar como meta para a geração de um documento ou uma série de documentos resultado das reflexões do processo um prazo de 18 meses a contar do meio de 2012, ou seja, final de 2013.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s